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Influenciadores Digitais: fuja do post por post e aposte no Relacionamento

17/07/2017

Influenciadores Digitais: fuja do post por post e aposte no Relacionamento

Em tempos onde transformação digital e customer experience guiam as ações das grandes marcas no mercado, o relacionamento com seus consumidores se torna cada vez mais essencial.

Foi esse cenário que propiciou o crescimento – de forma tão acelerada – dos influenciadores digitais no começo dos anos 2000. Pessoas relativamente comuns, mas que conseguem estabelecer um diálogo fluído entre as marcas e seus clientes, sendo alguns com milhões e milhões de clientes.

Relacionar-se com esse público é fundamental para uma empresa que quer estar cada vez mais próxima de seus consumidores. Mas como sair do efeito manada e se destacar entre tantos influenciadores e marcas nos dias de hoje?

O marketing de influência deixou de ser tendência e, atualmente, é uma das formas mais acertada para fugir do post por post e criar conteúdo de relevância por meio dos embaixadores certos.

Entender onde a marca quer chegar, com quem ela quer falar, o que ela quer comunicar e quais resultados pretende alcançar é a primeira etapa. Estudar, ranquear e analisar cada influenciador e cada rede social onde ele está presente é o segundo passo. Por fim, criar um planejamento estratégico de geração de conteúdo, relacionamento e investimentos fecha o ciclo, mas lembre-se: ele se mantém sempre em constante mutação.

Para que todas essas ações se convertam em brand awareness e tragam cada vez mais amantes para uma marca é preciso também dedicação de tempo e esforço de todo time envolvido. Compreender esse fluxo e estar ciente de que o relacionamento, ação primordial de todo esse processo, não se cria da noite para o dia, e precisa ser alimentado constantemente é fundamental.

O marketing de influência e a construção de relacionamentos não precisam custar muito dinheiro. Além das ações que já citadas acima, soma-se exposição e criatividade e uma marca poderá estabelecer um método eficiente de construção de relacionamento com influenciadores no seu ritmo, de forma constante.

O mais importante é apostar no conceito e tirá-lo do discurso para implementá-lo e começar a colher os resultados.

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Renata Cerolini
Renata Cerolini

Gerente de Atendimento da G&A Comunicação Corporativa