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Como gerar credibilidade via assessoria de imprensa?

20/06/2018

Como gerar credibilidade via assessoria de imprensa?

A construção da reputação de uma empresa está diretamente ligada à maneira como ela se relaciona com os seus diversos públicos de interesse e a imprensa pode ser uma importante ferramenta de apoio nesse processo.

 

O projeto era desafiador, trabalhar com a divulgação da edição de 2018 do Sales Satisfaction Index (SSI) StudySM Brasil, estudo produzido pela J.D. Power do Brasil, cliente G&A há mais de cinco anos.

O conteúdo, que apresenta um panorama completo sobre a experiência dos clientes no processo de venda de veículos, costuma ter boa aderência na imprensa.

A expectativa para a divulgação do conteúdo era grande, uma vez que a G&A foi escolhida pelo cliente para produzir todo o material que seria compartilhado com a mídia.

Além disso, tivemos a autonomia para propor ao time global as estratégias de assessoria de imprensa que seriam trabalhadas.

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A conquista dessa autonomia se deve à confiança no trabalho de comunicação corporativa executado ao longo dos anos, além dos excelentes resultados gerados.

A soma desses dois fatores é primordial para o relacionamento de sucesso entre agência e cliente.

No caso da J.D. Power do Brasil, ela foi fundamental para mais uma iniciativa de sucesso.

A greve geral dos caminhoneiros foi anunciada exatamente na semana em que o estudo seria divulgado. O impacto disso? A mídia do setor automotivo, que estava na expectativa para divulgar o material, precisou se dedicar para cobrir o acontecimento. Com isso, toda a estratégia de assessoria de imprensa que envolvia uma séria de entrevistas individuais agendadas com os principais veículos do setor automotivo precisou ser adaptada para causar o mínimo possível de prejuízo nos resultados.

Uma das características que um profissional de comunicação corporativa precisa ter é a resiliência.

Se valendo dessa máxima, soubemos trabalhar com criatividade e agilidade para buscar novos veículos para compor o grupo de veículos que recebe o estudo com antecipação para fazer as entrevistas exclusivas com o porta-voz da empresa.

Outro ponto de destaque foi o follow up assertivo para assegurar que a divulgação seria disseminada em toda a mídia especializada.

O resultado de todo esse processo foi uma divulgação que apresentou, surpreendentemente, resultados qualitativos e quantitativos superiores aos registrados em outros anos. Como destaques podemos citar as excelentes reportagens publicadas por veículos de relevância para o setor automotivo como: UOL, Quatro Rodas, Jornal do Carro (Estadão), O Dia, Infomoney e Automotive Business.

Aliás, outro diferencial dessa ação foi a negociação de uma errata com um veículo de grande imprensa. O trabalho exigiu poder de argumentação para sensibilizar o jornalista a fazer um ajuste na matéria publicada, uma vez que o próprio não estava convicto. Nesse caso, foi preciso mostrar ao repórter poder de convencimento, além de apresentar possíveis danos ao mercado que a notícia poderia trazer, caso não foi ajustada.

A lição aprendida é que os assessores de imprensa precisam se reinventar a cada novo projeto, além de terem a capacidade de não desistir, mesmo diante de uma situação adversa.

 

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Mônica Pontes 2017
Mônica Pontes

Executiva de Atendimento