× G&A Comunicação

Insights

Como evitar as abobrinhas das redes sociais e acertar na comunicação

17/05/2018

Como evitar as abobrinhas das redes sociais e acertar na comunicação

A comunicação nas redes sociais precisa ser pensada para diferentes perfis. Mais do que isso, é preciso entender cada plataforma para se dar bem na “feira” digital

A maior parte das redes sociais surgiu como uma forma de manter contato com amigos antigos, descobrir novas amizades que tenham os mesmos interesses e mostrar pequenos momentos da vida ou slices of life, como falam na gringa.

A partir daí, as empresas fizeram uma conta básica: uma rede social é igual a um aglomerado de pessoas, que é igual a um potencial gigantesco de visibilidade e lucro.

Isso se a plataforma for bem utilizada para comunicar positivamente os serviços oferecidos por essas companhias. E assim as redes sociais se transformaram também em canais de compra e vitrines.

Mas engana-se quem acha que toda as redes sociais têm o mesmo perfil e, por consequência, aceitam “comunicação ctrl + c, ctrl + v”.

Se você pretende atuar dentro dessas plataformas, saiba que elas possuem discursos completamente diferentes entre si e cabe a você adequar os conteúdos para que tudo faça sentido.

Inscreva-se e receba nossa newsletter



É preciso saber a diferença entre padronização de texto e padronização de conceito. Na primeira, temos um mesmo texto para todos os lugares; já na segunda, temos uma única mensagem-chave, mas diversas formas de transmiti-la, de acordo com o meio de divulgação escolhido. Parece óbvio, mas muitas empresas erram o alvo já nesse quesito.

Não funciona, por exemplo, postar conteúdos quilométricos e técnicos no Instagram. O formato dessa rede social e as preferências das pessoas que a utilizam não tem um fit (adequação) com esse tipo de abordagem.

O ideal seria, então, usar o Linkedin ou o Facebook. Quer divulgar pílulas de informação breves e objetivas, mas sem deixar de lado a informalidade? O Twitter é a sua plataforma. Tem conteúdo interessante o suficiente para produzir um vídeo sobre o assunto? O Youtube está aí para isso.

Isso mostra a importância de uma estratégia de comunicação baseada nos objetivos de negócio da própria empresa. Para fazer com que as redes sociais trabalhem para você seguindo essa estrutura definida a partir de um conjunto de metas, é preciso ter uma equipe que saiba transitar sem atropelos por cada plataforma.

Manter a essência da companhia sem deixar de buscar novas formas de alcançar o seu público é o principal desafio. Seja com textos, imagens, vídeos ou até mesmo GIFs, é preciso que o conteúdo converse com quem te segue e também com o restante do seu próprio calendário de publicações de forma coerente.

Muita gente pensa que, ao promover um post em alguma rede social, já está fazendo o suficiente para garantir o sucesso do conteúdo, sem precisar se preocupar com o que o conteúdo em si está falando.

Outro erro comum: é preciso primeiro analisar e entender o comportamento e as demandas do seu público, o que você quer atingir com aquela publicação específica, e depois segmentar o investimento a fim de impactar as pessoas certas para que a sua meta seja alcançada de forma eficiente.

De nada adianta usar, por exemplo, um meme sem contexto ou ligação com o conteúdo publicado ou com o seu público, como já exemplificamos em outro Insight.

É uma lógica simples: se você odeia abobrinhas e alguém tenta te convencer de forma insistente que você tem que comer porque essa pessoa está investindo dinheiro nisso, você provavelmente não vai aceitar e ainda vai ter mais desgosto ao pensar nos benditos legumes. Portanto, o ideal é não falar (sobre) abobrinhas a quem não tem interesse e evitar, assim, futuros pepinos.

 

Confira mais insights

Como surge a criatividade?

Como as Fake News impactam em nosso dia a dia?

Por que investir em memes nas redes sociais? 

Como carimbar lugar na timeline do consumidor via branded content 

Share on LinkedInShare on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someone
Sabrina_120x120px
Sabrina Trizote

Assistente de Atendimento